quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Terceiro Bimestre

ESCOLA ESTADUAL “BENEDITO CALIXTO”

NOME:                                                                              SÉRIE:

Prof.ª PAULA - BIOLOGIA                                      DATA:                                                                        NOTA:

3oBimestre

11A à 17A ATIVIDADES (EAD – 2oAno)

Data: 27/07/2020 até 16/10/2020

    Roteiro de estudos dirigidos

    Realizem a leitura do resumo

    Copie o resumo no seu caderno

    Assista às videoaulas sobre o assunto 

  Pesquise e responda às duas questões propostas no final do resumo também no seu caderno

    Bons estudos 😉

Mas afinal, o que é um tumor?

          Um tumor tem início quando células até então normais perdem a capacidade de responder ao controle de suas divisões, passam a se dividir anormal e descontroladamente e podem invadir outros órgãos, além daquele de onde se originam. Se o tumor escapa do controle, pode matar a pessoa.                         Habitualmente, o sistema de defesa do organismo reconhece e destrói as células anormais, mas se elas conseguem escapar, passam a proliferar formando um tumor. A massa tumoral não-invasiva, que permanece em seu local de origem é um tumor benigno; em geral, suas consequências não são graves e pode ser tratado com sucesso.                                                                                                                                    Os tumores malignos (ou cânceres) são invasivos: destroem a estrutura normal do órgão de que se originam, invadem estruturas vizinhas e podem emitir células cancerosas para outras regiões do corpo pela corrente sanguínea ou por vasos linfáticos. Se essas células se instalarem em locais fora de sua origem e iniciarem sua proliferação, irão originar as metástases (ou tumores secundários).                                                                                                                                                        Atualmente, muitas formas de câncer podem ser tratadas, por cirurgia, medicamentos (quimioterapia), radiação (radioterapia), anticorpos (imunoterapia) ou por associações desses métodos. Além disso, já se sabe bastante sobre os fatores de risco de desenvolvimento de diversas formas de câncer.

1.    Pesquise as principais causas de câncer no Brasil. Relacione essas causas com os possíveis fatores desencadeantes.

2.    Relacione os determinantes ambientais de câncer com os quais você tem contato frequente, citando as formas adequadas de prevenção.          

Genética: Conceitos Básicos, Primeira Lei e Heredogramas

A Genética é uma área da biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade ou herança biológica.                                                                                                                                                                               Para estudar as formas de transmissão das informações genéticas nos indivíduos e populações, existem várias áreas de conhecimento que se relacionam com a genética clássica como a biologia molecular, a ecologia, a evolução e mais recentemente se destaca a genômica, em que se utiliza a bioinformática para o tratamento de dados.

Conceitos Básicos

Conheça os principais conceitos genéticos e entenda sobre cada um deles:

As células haploides (n) possuem apenas um conjunto de cromossomos. Assim, nos animais, as células sexuais ou gametas são haploides. Essas células possuem metade do número de cromossomos da espécie.                                                                                                                                                                                 As células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos de cromossomos, como é o caso do zigoto, que possui um conjunto de cromossomos originários da mãe e um conjunto originário do pai. São células diploides, os neurônios, células da epiderme, dos ossos, entre outras.

Cromossomos

Os cromossomos são encontrados no núcleo da célula

Os cromossomos são sequencias da molécula de DNA, em forma de espiral, que apresentam genes e nucleotídeos. O número de cromossomos varia de uma espécie para outra, é representado por n. Por exemplo, a mosca Drosophila possui 8 cromossomos nas células do corpo e 4 nos gametas. A espécie humana possui um número total de 46 cromossomos nas células diploides e 23 nos gametas.                                                               Cromossomos Homólogos: Cada cromossomo presente no espermatozoide encontrará correspondência nos cromossomos do óvulo. Em outras palavras, os cromossomos de cada gameta são homólogos, uma vez que possuem genes que determinam certa característica, organizados na mesma sequência em cada um deles.

Representação de cromossomos homólogos e a localização (ou lócus gênico) de alguns genes alelos, que determinam características específicas.

 

Genes

Genes são fragmentos de DNA encontrados no núcleo da célula

 

Os genes são esses fragmentos sequenciais do DNA, responsáveis por codificar informações que irão determinar a produção de proteínas que atuarão no desenvolvimento das características de cada ser vivo.                            Eles são considerados a unidade funcional da hereditariedade. Os genes alelos são aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e estão envolvidos na determinação de um mesmo caráter.                                                                                                                                                                                  Eles são responsáveis pela determinação de certa característica, por exemplo, cor do pelo nos coelhos, possuem variações, determinando características diferentes, por exemplo pelo marrom ou branco. Além disso, ocorrem aos pares, sendo um de origem materna e outro de origem paterna.

Alelos e Alelos Múltiplos

Exemplos de genes alelos

Um alelo é cada uma das várias formas alternativas do mesmo gene que ocupa um lócus no cromossomo e atuam na determinação do mesmo caráter. Os alelos múltiplos ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas.                                                                                                                                                                  Nesse caso, mais de dois alelos estão presentes na determinação de um caráter.

Homozigotos e Heterozigotos

Exemplos de homozigotos e heterozigotos

 

Os seres homozigotos são aqueles que apresentam pares de genes alelos idênticos (AA/aa), ou seja, possuem genes alelos idênticos. Enquanto isso, os heterozigotos caracterizam os indivíduos que possuem dois genes alelos distintos (Aa).

Genes Dominantes e Recessivos

Quando um indivíduo heterozigótico possui um gene alelo dominante ele se expressa determinando uma certa característica. Os genes dominantes são representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV) e expressos fenotipicamente em heterozigose.                                                                                                                                              Quando o gene alelo não se expressa nesse indivíduo, ele é um gene recessivo. Os genes recessivos são representados por letras minúsculas (aa, bb, vv) donde os fenótipos são expressos somente em homozigose.

Fenótipo e Genótipo

Fenótipo e Genótipo

 

O genótipo é o conjunto das informações contidas nos genes, desse modo, irmãos gêmeos têm o mesmo genótipo pois possuem os mesmos genes. Ele representa a constituição genética do indivíduo.                                  Já o fenótipo é a expressão dos genes, ou seja, é o conjunto das características que vemos nos seres vivos, por exemplo, a cor dos olhos, o tipo sanguíneo, a cor das flores de uma planta, a cor do pelo de um gato, entre outras.

Leis de Mendel

As Leis de Mendel são um conjunto de fundamentos que explicam o mecanismo da transmissão hereditária durante as gerações.

Os estudos do monge Gregor Mendel foram a base para explicar os mecanismos de hereditariedade. Ainda hoje, são reconhecidos como uma das maiores descobertas da Biologia. Isso fez com que Mendel fosse considerado o "Pai da Genética".

Experimentos de Mendel

Para conduzir os seus experimentos, Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum). Essa planta é de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade.

A metodologia de Mendel consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras". A planta era considerada pura por Mendel quando após seis gerações ainda apresentava as mesmas características.                                                     

Após encontrar as linhagens puras, Mendel começou a realizar cruzamentos de polinização cruzada. O procedimento consistia, por exemplo, de retirar pólen de uma planta com semente amarela e depositá-lo sob o estigma de uma planta com sementes verdes.                                              

 As características observadas por Mendel foram sete: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, textura da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta. Ao longo do tempo, Mendel foi realizando diversos tipos de cruzamentos com objetivo de verificar como as características eram herdadas ao longo das gerações.                                                                 

Com isso, ele estabeleceu as suas Leis, que também ficaram conhecidas por Genética Mendeliana.

Leis de Mendel

Primeira Lei de Mendel
        A Primeira Lei de Mendel também recebe o nome de Lei da Segregação dos Fatores ou Monoibridismo.         Ela possui o seguinte enunciado: Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta, que é, portanto, puro”.                                                Essa Lei determina que cada característica é determinada por dois fatores, que se separam na formação dos gametas.                                                                                                                                                                                Mendel chegou a essa conclusão, quando percebeu que linhagens diferentes, com os diferentes atributos escolhidos, sempre geram sementes puras e sem alterações ao longo das gerações. Ou seja, plantas de sementes amarelas sempre produziam 100% dos seus descendentes com sementes amarelas.                                                            Assim, os descendentes da primeira geração, denominada de geração F1,eram 100% puros. Como todas as sementes geradas eram amarelas, Mendel realizou a autofecundação entre elas. Na nova linhagem, geração F2, surgiram sementes amarelas e verdes, na proporção 3:1 (amarelas: verdes).

Cruzamentos da Primeira Lei de Mendel


Com isso, Mendel concluiu que a cor das sementes era determinada por dois fatores. Um fator era dominante e condiciona sementes amarelas, o outro era recessivo e determina sementes verdes. A Primeira Lei de Mendel se aplica para o estudo de uma única característica. Porém, Mendel ainda estava interessado em saber como ocorria a transmissão de duas ou mais características em simultâneo.

Link das videoaulas:

https://drive.google.com/file/d/1QRDKP494-pbM-_DIeVM_E7-TPQjpPpQz/view?usp=sharing

 https://drive.google.com/file/d/1I-NBA7_bltkJVgX1GDMwqkFOrRBXkaZ3/view?usp=sharing

 https://drive.google.com/file/d/1RxWdFr_JXl8t3EJ_xiInx3JIWSRE9QwC/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1cICTMJ80z9DS9V1dmxziLNm1lpMLPYxX/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1U_yOWmW9O4XHmzeyycCnYRlW2ZdT6E1n/view?usp=sharing

Link das atividades:

 https://forms.gle/grHnTvyKKGN8djHC6

 https://forms.gle/yf63tZNakTvaaWfk8






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