segunda-feira, 1 de junho de 2020

Primeiro Bimestre

ESCOLA ESTADUAL “BENEDITO CALIXTO”

NOME:                                                                                                                             SÉRIE:

Prof.ª PAULA - BIOLOGIA                                                               DATA:                        NOTA:

 

1A ATIVIDADE (EAD – 1oAno)

    Roteiro de estudos dirigidos

    Realizem a leitura do conteúdo

    As questões podem ser respondidas por vocês em uma cópia salva no Word

    Vocês podem também copiar e responder as questões em uma folha de caderno e fotografar

    O documento ou a foto da atividade realizada deve ser encaminhada para meu e-mail paulaceleghin@prof.educacao.sp.gov.br

    Bons estudos 😉

 

Conteúdo Programático/ 1O Bimestre/1os Anos:

     Conceitos básicos de Ecologia;

     Cadeia e teia alimentar;

     Ciclos biogeoquímicos;

     Características básicas de um ecossistema;

     Ecossistemas terrestres e aquáticos;

     Densidade Populacional;

     Equilíbrio de populações;

     Relações Ecológicas.

 

Ecologia

 

Objetivo geral: Retomar os conceitos relacionados à ecologia e principais interações ecológicas; Avaliar a compreensão dos termos.

Objetivos específicos: Compreender os termos ecológicos; Destacar a relação dos seres vivos com o ambiente; Apontar os conceitos relacionados ao ambiente.

Conteúdo: Níveis de organização ecológica – Organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera.

 

    1866 - Ernst Haeckel criou o termo Ecologia (do grego, oikos=casa, logos=estudo). É a ciência das relações do organismo com o meio ambiente, em outras palavras, é o ramo da Biologia que estuda todas as interações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem.

 

Conceitos importantes:

  1. Espécie - Indivíduos semelhantes capazes de se reproduzir e originar descendentes férteis.
  2. População - Conjunto de organismos da mesma espécie que ocupam uma determinada região na mesma unidade de tempo.
  3. Comunidade/Biocenose - Conjunto de todos os organismos estabelecidos numa determinada área.
  4. Biótopo - Conjunto de populações presente num determinado local.
  5. Ecossistema - Conjunto formado pela comunidade e pelo meio ambiente.
  6. Biosfera - Conjunto formado por todos os ecossistemas da Terra.

 

    1935 - Conceito Moderno de Ecologia: unidade ecológica básica, formada por componentes bióticos e abióticos.

Componentes bióticos: Compreende todos seres vivos de uma determinada área.

Componentes abióticos: Constituem os fatores físicos e químicos do ambiente que atuam sobre os seres vivos (Luminosidade, temperatura, tipos de solo, etc.).

 

 

 QUESTÕES DE REVISÃO

1)  1. Observe o esquema abaixo que mostra os componentes de um ambiente onde vivem sapos e depois marque a alternativa que contém os números de componentes bióticos e abióticos, respectivamente.


a)      6 e 7.

b)      4 e 8.

c)       5 e 7.

d)      6 e 6.

e)      4 e 8.

 

2)  2. Quais são os níveis de organização especificamente estudados em ecologia?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

3)   3. Defina os seguintes termos:


a) População: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
b) Comunidade: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

4)    4. Qual é conceito de ecossistema?

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.


 5. Os diversos níveis de organização biológica são:


(1)   ecossistema
(2)   célula
(3)   indivíduo
(4)   sistema
(5)   tecido
(6)   comunidade
(7)   órgão
(8)   população
 
 A sequência correta é:

a) 2 – 5 – 7 – 4 – 3 – 8 – 6 – 1
b) 2 – 5 – 7 – 4 – 8 – 3 – 1 – 6
c) 2 – 5 – 7 – 4 – 3 – 6 – 8 – 1
d) 5 – 7 – 2 – 4 – 3 – 6 – 8 – 1
e) 7 – 5 – 6 – 3 – 4 – 8 – 1 – 2

 

    6. Qual dos termos abaixo refere-se aos fatores bióticos e abióticos que interagem em determinada área?

a) comunidade
b) ecossistema
c) nicho ecológico
d) população
e) habitat

 

    7. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e indique a sequência correta:


1ª COLUNA                      

(1) População              
(2) Comunidade                 
(3) Biosfera                 
(4) Ecossistema          
    
2ª COLUNA   

(     ) Comunidade associada às condições físicas e químicas de uma região geográfica.
(     ) Populações existentes numa determinada área.  
(     ) Grupos de indivíduos de uma determinada espécie ocupando determinada área.
(     ) Ambiente habitável pelos seres vivos.   
                                           
a) 4 - 2 - 3 - 1
b) 3 - 2 - 4 - 1
c) 4 - 2 - 1 - 3
d) 4 - 3 - 1 – 2

 

    8. O conjunto de seres vivos que habita uma determinada região constitui:

a) sua população
b) sua comunidade
c) seu ecossistema
d) seu habitat
e) seu biótopo

2A ATIVIDADE (EAD – 1oAno)

    Roteiro de estudos dirigidos

    Realizem a leitura do conteúdo

    Verifiquem os cadernos e atualizem o conteúdo que estiver pendente. Portanto, para algumas salas, tem matéria nova.

    Antes da atividade tem uma série de links de vídeos sobre o assunto para auxiliá-los.

    As questões podem ser respondidas por vocês em uma cópia salva no Word

    Copiem o cabeçalho de identificação e as questões em um novo documento do Word, salvando no título com seu nome.no.série

    Vocês podem também copiar e responder as questões em uma folha de caderno e fotografar

    O documento ou a foto da atividade realizada deve ser encaminhada para meu e-mail paulaceleghin@prof.educacao.sp.gov.br

    Bons estudos 😉

 

Cadeias alimentares

 

Objetivo geral: Compreender como as relações entre os seres vivos colaboram ou não para o equilíbrio do ambiente.

Objetivos específicos: Compreender o que é uma cadeia alimentar; Conceituar e identificar produtores, consumidores e decompositores; Compreender o conceito de teia alimentar.

Conteúdo: Cadeia alimentar – Fatores bióticos – Níveis tróficos – Teia alimentar.

 

Denomina-se cadeia alimentar o processo de transferência da energia e da matéria contida nos alimentos, desde os seres produtores até os decompositores, passando ou não pelos consumidores.


Produtores: A manutenção de  vida num organismo é conseguida à partir da energia química acumulada nos compostos orgânicos que constituem os alimentos. Os seres vivos capazes de fabricar esses alimentos, à partir de substâncias inorgânicas obtidas do ambiente são denominados produtores ou autótrofos. Seus principais representantes são o fitoplâncton (ecossistemas aquáticos) e as plantas (ecossistemas terrestres).

Consumidores: Compreendem os organismos incapazes de produzir seu próprio alimento. Nutrem-se dos produtores ou de outros consumidores, sendo portanto, heterótrofos.

    Consumidor primário: organismo que se nutre de um produtor;

    Consumidor secundário: aquele que se nutre de um consumidor primário;

    Consumidor terciário: indivíduo que obtém seu alimento de um consumidor secundário, e assim por diante.

Decompositores: Consumidores especiais que se nutrem de organismos mortos ou de partes deles como fezes, pele, pêlos, penas, etc. Geralmente microscópicos, são representados por bactérias e fungos. Promovem a decomposição da matéria orgânica morta transformando-a em substâncias inorgânicas que são liberados no ambiente e podem ser reutilizados.

 

Níveis tróficos da cadeia alimentar

Cada componente da cadeia, representando um grupo de seres vivos,é denominado nível trófico. Assim, na cadeia  Gramíneas → Preás→  Cobras →  Decompositores:

    As gramíneas formam o primeiro nível trófico;

    Os preás representam o segundo nível trófico;

    As cobras são o terceiro nível trófico;

    Os decompositores formam o quarto nível trófico.

Observe que uma cadeia alimentar se inicia com os produtores e termina com os decompositores. Entretanto, por ser implícita a atuação dos decompositores, é comum não representar esses organismos numa cadeia alimentar linear.

Teia alimentar: O conjunto de cadeias alimentares que interagem num ecossistema é denominado teia alimentar.

 


 

Características do Fluxo Energético

 

Objetivo geral:  Compreender como a matéria e a energia se comportam no ambiente e suas formas de representação.

Objetivos específicos: Analisar as formas como matéria e energia são transmitidas de um nível trófico para outro; Diferenciar os ciclos de matéria e energia no ambiente; Reconhecer os diferentes tipos de pirâmide e o que elas representam.

Conteúdo: Fluxo de energia – Pirâmides ecológicas.

 

Os produtores,como os únicos organismos capazes de produzir seu alimento, constituem a “porta de entrada” da energia no mundo vivo. Por isso, o fluxo energético desenvolve um trajeto no sentido produtores → consumidores →  decompositores.

Cada componente da cadeia alimentar consome em suas próprias atividades, a maior parte da energia adquirida com os alimentos. Logo cada consumidor transfere para o nível trófico seguinte apenas uma pequena parcela da energia recebida. A energia, portanto, apresenta um fluxo decrescente ao longo da cadeia alimentar.

Além de decrescente, a energia tem sempre um fluxo unidirecional e, consequentemente acíclico na cadeia alimentar. De fato, ao passar do mundo vivo para o mundo físico, a energia não pode mais ser reaproveitada. A energia luminosa é a única que penetra no mundo vivo na forma de luz e dele sai na forma de calor, não sendo mais reaproveitada.

A matéria tem fluxo cíclico, pois penetra no mundo vivo através dos produtores - na forma de substâncias simples como CO2, H2O e sais minerais - e depois de processada e incorporada a matéria viva é decomposta e transformada novamente em substâncias inorgânicas simples.

 

Pirâmides ecológicas

 

            As pirâmides ecológicas constituem maneiras de expressar, graficamente, a estrutura dos níveis tróficos de uma cadeia alimentar em termos de energia, biomassa e números de indivíduos.

            Cada nível trófico é representado por um retângulo cujo comprimento é proporcional à quantidade de energia, biomassa ou número de indivíduos presente nesse nível. Assim:

    o retângulo da base da pirâmide representa o primeiro nível trófico da cadeia (produtores);

    o segundo retângulo, representa o segundo nível trófico (consumidores primários);

    o terceiro retângulo, representa o terceiro nível trófico (consumidores secundários), e assim por diante.

            São três tipos básicos de pirâmides: energia, biomassa e de números.

    Pirâmide de energia: Expressa a quantidade de energia acumulada em cada nível trófico da cadeia alimentar;


    Pirâmide de biomassa: Expressa a quantidade ou matéria viva acumulada em cada nível trófico da cadeia alimentar;


    Pirâmide de números: Expressa a quantidade de indivíduos presentes em cada nível trófico da cadeia alimentar.

 

 





   

Vídeos para auxiliar a compreensão dos conteúdos:

Introdução a ecologia

https://www.youtube.com/watch?v=8TvGvMxDLuU&feature=youtu.be

 

Ecossistemas e biomas

https://www.youtube.com/watch?v=gEV3nOs0EjY&feature=youtu.be

 

Cadeia alimentar (autotróficos e heterotróficos)

https://www.youtube.com/watch?v=p9onVzL6K5g&list=PLs1pM4yAZt6QQsecFy7DY8bZv2176rFoZ&index=8

 

Fluxo de energia e matéria no ecossistema

https://www.youtube.com/watch?v=qj6RWzK7cYI&feature=youtu.be

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

Paulino, W. R. Biologia, Genética/Evolução/Ecologia/ Volume 3. Livro do Professor. São Paulo. Ed. Ática.  2012.

 

Linhares, S., Gewandsznajder, F. Biologia hoje. Volume I,II,III. São Paulo. Ática, 2012.

Amabis, J. M. Biologia. Volume I,II,III. São Paulo. Moderna, 2010

César, da S. J., Sezar, S. Biologia. Volume I, II, III. São Paulo. Saraiva.2009

Pezzi, A. D., Ossowski G., Mattos, N. S. de. Biologia. Volume I,II,III. São Paulo. FTD.2010

 

QUESTÕES DE REVISÃO

 

1) O cogumelo shitake é cultivado em troncos, onde suas hifas nutrem-se das moléculas orgânicas componentes da madeira. Uma pessoa, ao comer cogumelo shitake, está se comportando como:

a)      Produtor.

b)      Consumidor primário.

c)       Consumidor secundário.

d)      Consumidor terciário.

e)      Decompositor

 

2) Marque a alternativa que contenha os organismos indispensáveis para manter um ecossistema:

a)      Carnívoros e herbívoros.

b)      Produtores e herbívoros.

c)       Produtores e decompositores.

d)      Produtores, herbívoros e decompositores.

e)      Produtores, carnívoros e decompositores.

 

3) Marque a alternativa INCORRETA:

a) O conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição constitui um nível trófico ou alimentar.

b) O conjunto de florestas, campos, desertos e outros grandes ecossistemas forma a biosfera: conjunto de regiões do planeta em condições de sustentar a vida de forma permanente.

c)Os ecossistemas são unidades funcionais onde os componentes bióticos e abióticos se interagem e estão inseparavelmente relacionados.

d) Os seres heterótrofos são em sua maioria organismos que produzem o próprio alimento, dependendo dessa forma de outros seres vivos para manterem-se vivos.

e) Populações que habitam a mesma área mantém entre si várias relações e formam um novo nível de organização chamado de comunidade, biocenose, biota ou comunidade biótica.

 

4) O parágrafo a seguir apresenta, destacados e numerados, itens alimentares consumidos por formigas.

As formigas saúva do gênero Attaalimentam-se de um FUNGO (1) cultivado no formigueiro, que tem como substrato orgânico folhas e gravetos, coletados pelas operárias. Outro tipo de formiga, do gênero Pseudomyrmex, alimenta-se do NÉCTAR (2) que certas acácias produzem nas suas folhas, bem como de OVOS E LARVAS (3) de insetos herbívoros que fazem sua postura no tronco da árvore.

Quando se alimentam de 1, 2 e 3, as formigas pertencem, respectivamente, aos níveis tróficos de

a) consumidor primário -consumidor primário -consumidor terciário.

b) consumidor secundário -consumidor secundário -consumidor secundário.

c) decompositor -consumidor secundário -consumidor terciário.

d) consumidor secundário -consumidor primário -consumidor secundário.

e) decompositor -consumidor primário -consumidor secundário.

 

5) Tendo em vista o conceito de cadeia alimentar, em qual dos casos haverá menor perda de energia armazenada na soja: quando uma população humana come soja, ou quando come carne de porco alimentado com soja? Explique.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

6) O diagrama abaixo é uma pirâmide de energia.

  


 

 

 a) O que representa a largura de cada nível do diagrama?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 b) Por que a largura de um nível não pode ser maior que a do nível abaixo dele?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.


3A ATIVIDADE (EAD – 1oAno)

    Roteiro de estudos dirigidos

    Realizem a leitura do conteúdo

    Transcrevam o conteúdo para seus cadernos (pode imprimir e colar)

    Assistam as videoaulas

    Respondam as questões e salvem o novo documento com (nome/n./sala)

    Pode fazer no caderno e mandar as fotos

    O documento ou a foto da atividade realizada deve ser encaminhada para meu e-mail paulaceleghin@prof.educacao.sp.gov.br

    Bons estudos 😉

 

 

Ciclos biogeoquímicos

 

Objetivo geral: Compreender os ciclos biogeoquímicos e suas importâncias para a vida.

Objetivos específicos: Reconhecer as principais composições dos ciclos biogeoquímicos; Identificar as relações dos ciclos biogeoquímicos com o ambiente; Relacionar as etapas pertinentes a cada ciclo.

Conteúdo: Ciclo do carbono – ciclo do nitrogênio – ciclo do oxigênio – ciclo da água.

 

            Os seres vivos são formados por elementos químicos que se agrupam e interagem, constituindo a matéria viva.

            Nos processos de formação, desenvolvimento e manutenção do organismo dos seres vivos, elementos químicos são obtidos do meio ambiente primariamente de fontes abióticas (solo, atmosfera) na forma, por exemplo, de gases ou sais minerais. Em algum momento, eles serão devolvidos ao ambiente externo e poderão ser reciclados, sendo reutilizados na construção da matéria de um outro ser vivo qualquer. A reciclagem da matéria na natureza envolve a participação de seres decompositores. Elementos químicos e substâncias diversas tendem a circular na biosfera por ias que abrangem o meio abiótico e os seres, definindo os chamados ciclos biogeoquímicos.

    Ciclo do carbono: o carbono é obtido pelos seres produtores através da assimilação do gás carbônico atmosférico ou dissolvido na água. Uma vez incorporado em moléculas orgânicas diversas, pode ser transferido aos demais níveis tróficos da cadeia alimentar. Pode retornar à atmosfera na forma de gás carbônico, através da respiração dos seres vivos em geral, da decomposição da matéria orgânica morta ou da combustão de materiais orgânicos diversos, como o álcool, a madeira, o papel e os combustíveis fósseis.

 

 

    Ciclo do nitrogênio: Fixação: fixação do gás nitrogênio por bactérias e cianobactérias; Decomposição: decomposição da matéria orgânica morta originando íons amônio; Nitrosação: processo em que íons amônio são convertidos em nitritos pela atividade de bactérias como as Nitrosomonas; Nitratação: processo de conversão de nitritos em nitratos pelas bactérias do gênero Nitrobacter; Desnitrificação: fenômeno em que as bactérias desnitrificantes transformam nitratos em gás nitrogênio.


 

    Ciclo do oxigênio: o O2 pode ser consumido da atmosfera através das seguintes vias:

    atividade respiratória dos seres vivos em geral;

    combustão;

    degradação, principalmente pela ação de raios ultravioleta, com formação de gás ozônio (O3);

    combinação com metais do solo (principalmente o ferro), formando óxidos metálicos.

            O gás oxigênio já teria provavelmente desaparecido da atmosfera há muito tempo, não fosse o contínuo reabastecimento promovido principalmente pela fotossíntese, principalmente por meio do fitoplâncton marinho.


 

    Ciclo da água: a água evapora-se das superfícies aquáticas e terrestres, passa para atmosfera e acaba formando as nuvens. Precipita-se então na forma de chuva, neve ou granizo. no solo, a água pode percolar, isto é, atravessar as camadas do solo, atraída pela força da gravidade, e atingir um lençol freático, de onde pode chegar até um rio, riacho, lago ou mar. Parte da água  precipitada é normalmente retida pelo solo e absorvida pelas plantas terrestres, por seu sistema de raízes. As plantas perdem água para o meio externo principalmente pela transpiração; a água contida nas plantas pode também passar para a cadeia de consumidores, por transferência alimentar. Os animais, em geral, participam do ciclo da água, ingerindo-a diretamente ou adquirindo-a juntamente com os alimentos. O processo de eliminação de água para o meio externo é variável, podendo ocorrer por meio de urina, fezes, ar expirado e suor.

 


Vídeos para auxiliar a compreensão dos conteúdos:

https://www.youtube.com/watch?v=yCwzJiYIm9M&list=PLf1lowbdbFIADKPBpotE-E6QFAH1OHRSN&index=25&t=0s (ciclo da água)

https://www.youtube.com/watch?v=rCuHiRzgQB8&list=PLf1lowbdbFIADKPBpotE-E6QFAH1OHRSN&index=25 (ciclo do carbono)

 

https://www.youtube.com/watch?v=LG48H_6LEDg&list=PLf1lowbdbFIADKPBpotE-E6QFAH1OHRSN&index=26 (ciclo do oxigênio)

 

https://www.youtube.com/watch?v=tqaSRf3rhgg&list=PLf1lowbdbFIADKPBpotE-E6QFAH1OHRSN&index=27 (ciclo do nitrogênio)

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

Paulino, W. R. Biologia, Genética/Evolução/Ecologia/ Volume 3. Livro do Professor. São Paulo. Ed. Ática.  2012.

 

Linhares, S., Gewandsznajder, F. Biologia hoje. Volume I,II,III. São Paulo. Ática, 2012.

Amabis, J. M. Biologia. Volume I,II,III. São Paulo. Moderna, 2010

César, da S. J., Sezar, S. Biologia. Volume I, II, III. São Paulo. Saraiva.2009

Pezzi, A. D., Ossowski G., Mattos, N. S. de. Biologia. Volume I,II,III. São Paulo. FTD.2010

 

 

 

QUESTÕES DE REVISÃO

1. Cite três maneira através das quais é possível a reciclagem do carbono.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

2. Quais os principais produtos liberados para o meio ambiente por ação dos decompositores no ciclo do carbono e do nitrogênio?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

3. Dois problemas sérios envolvendo as alterações ambientais provocadas pelo ser humano são a diminuição da camada de ozônio e o efeito estufa. Cite uma medida que se poderia tomar contra cada um desses problemas, a fim de reduzir seus impactos.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

4. No ciclo da água esquematizado abaixo, responda que processos estão representados pelos algarismos I, II e III, respectivamente.

 


__________________________________________________________________________________.

 


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Terceiro Bimestre

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