ESCOLA ESTADUAL “BENEDITO CALIXTO”
NOME: Nº SÉRIE:
Prof.ª
PAULA - BIOLOGIA DATA: NOTA:
1A
ATIVIDADE (EAD – 2oAno)
★ Roteiro de estudos dirigidos
★
Realizem a leitura do conteúdo
★ As questões podem ser respondidas por vocês em uma cópia salva no Word
★
Vocês podem também copiar e responder as questões em
uma folha de caderno e fotografar
★
O documento ou a foto da atividade realizada deve ser
encaminhada para meu e-mail paulaceleghin@prof.educacao.sp.gov.br
★
Bons estudos 😉
Conteúdo
Programático:
- A organização celular e o funcionamento dos tipos básicos de células;
- Papel da membrana plasmática e tipos de transporte;
- Processos de obtenção de energia: fotossíntese e respiração celular.
A célula: teoria celular e padrões celulares
Objetivo geral: Reconhecer as
células como menores unidades vivas que formam os seres vivos.
Objetivos específicos: Conhecer
a história da descoberta da célula; Compreender como a pesquisa cientifica
funciona de maneira integrada; Diferenciar células procariotas de eucariotas;
Conhecer os principais componentes celulares.
Conteúdo: Descoberta da célula – Teoria celular – Células procariotas e
eucariotas.
As
células podem ser entendidas como as unidades
morfológicas dos seres vivos pois eles são formados por pelo menos uma
dessas unidades biológicas. Em alguns seres como bactérias e protozoários, uma
única célula constitui o próprio organismo – são, portanto, chamados de seres unicelulares. Em outros, como um ser
humano ou uma árvore, bilhões de células se associam formando o organismo – são
os seres pluricelulares.
Sabe-se
que cada célula viva de um organismo pluricelular desempenha uma atividade
“comunitária” profundamente integrada com as demais células do indivíduo. Mas
desempenha também uma atividade particular em que é capaz de executar
basicamente todas as funções vitais do organismo como um todo.
Assim,
entre outras manifestações de vida, uma célula viva é capaz de:
- Absorver do meio em que vive as substâncias de que necessita;
- Extrair dos alimentos a energia necessária que garante seu funcionamento normal;
- Eliminar resíduos;
- Reproduzir-se.
A
estrutura e o funcionamento dos seres vivos têm, portanto, como elemento básico
a célula. Assim pode-se afirmar que a célula é a unidade morfofisiológica
de todos os seres vivos, com exceção dos vírus, que são atualmente considerados
formas muito rudimentares de vida, apesar de não possuírem organização celular.
Citologia é o ramo da Biologia que
estuda as células. Em 1665, o pesquisador inglês Robert Hooke, usando um
microscópio bastante rudimentar, iluminado a vela, observou que a cortiça
(“casca” das árvores) era formada por numerosos compartimentos vazios. Hooke
chamou esses compartimentos de células,
diminutivo do termo latino cella, que
significa “lugar fechado” ou “pequeno cômodo”. A cortiça é, na verdade, um
tecido vegetal morto, constituído por células em que o espaço interno é ocupado
pelo ar. Assim, o que o Hooke observou na verdade, foi apenas o “esqueleto” de
células mortas, isto é, células vazias, destituídas de matéria viva.
Em
1833, o botânico escocês Robert Brown verificou que as células eram portadoras
de um corpúsculo geralmente arredondado, que denominou núcleo. Hoje sabemos que essa estrutura abriga o material genético
celular, estando presente em quase todos os tipos de células vivas.
Em
1839, ao cabo de longas pesquisas com microscópios então mais aperfeiçoados, os
biólogos alemães Matthias Schleiden e Theodor Schwann verificaram a presença de
células em todos os tecidos dos vegetais e animais que analisaram. Estabeleceu-se
então, a teoria celular de
Schwann-Schleiden, segundo a qual todos
seres vivos eram constituídos por células.
Em
1858, o também alemão Rudolf Virchow emitiu a ideia de que toda célula se
origina de outra preexistente. Na mesma época, pesquisadores diversos
descobriram que além do núcleo, as células são portadoras de inúmeras organelas ou organoides, estruturas capazes de executar diferentes funções
responsáveis pelas propriedades de vida nos organismos. Assim, estabeleceu-se a
teoria celular, que compreende os princípios de que as células:
- São as unidades morfofisiológicas dos seres vivos, uma vez que estes são formados por pelo menos uma dessas unidades;
- Representam a menor porção de matéria viva capaz de executar as diversas funções vitais, responsáveis pela manutenção de vida em um organismo;
- Originam-se de outras preexistentes e representam, portanto, a unidade responsável pela hereditariedade; assim, são as células que garantem a continuidade de uma espécie.
Célula procariota: a menos complexa
As
células procariotas são portadoras de todo o conjunto de componentes que
constituem o arsenal mínimo que uma célula deve possuir para o desempenho de
suas atividades vitais. Esses componentes compreendem a membrana plasmática, o
hialoplasma, os ribossomos e o material genético.
Membrana plasmática: É a camada limítrofe entre a matéria intra e
extracelular. Ao mesmo tempo que “isola” a célula do meio que a circunda, esse
envoltório executa uma verdadeira seleção das substâncias que devem entrar na
célula ou sair dela.
Hialoplasma: Trata-se de um liquido gelatinoso em que o componente
químico mais abundante é a água. Como as reações biológicas, que mantém vida em
uma célula, ocorrem em soluções aquosas, compreende-se a importância do
hialoplasma nas células vivas.
Ribossomos: São organelas não membranosas, responsáveis pela
síntese de uma das mais importantes moléculas orgânicas para o mundo vivo: as
proteínas, responsáveis por regular as reações biológicas.
Material genético: É constituído pelos ácidos nucleicos, que comandam a síntese de proteínas nos
ribossomos. Por isso, a presença de um material genético que atue como “centro
de controle” das atividades celulares é fundamental para o desempenho das
funções vitais nos seres vivos.
Células Eucariotas: as mais complexas
Excetuando
os vírus, que não tem organização celular, as bactérias e cianobactérias, que
são procariontes, todos os demais seres vivos são organizados por células eucariotas, isto é, células
dotadas de um núcleo delimitado por uma
membrana. Essa membrana é denominada carioteca
ou membrana nuclear. Os organismos
dotados de células eucariotas são chamados eucariontes
(do grego eu, “verdadeiro”; karion, “núcleo”; onthos, “seres”). Além da presença da membrana nuclear, as células
eucariotas também diferem das procariotas, por possuírem inúmeras organelas
membranosas, como as mitocôndrias e o complexo golgiense.
QUESTÕES DE REVISÃO
- O que é a Citologia?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
- O que diz a Teoria Celular?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
- O que é uma célula?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
- Qual a principal ferramenta utilizada para o estudo
das células?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
- O que diferencia um ser unicelular de um
multicelular?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
- Quais são as três partes básicas de uma célula?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
- Qual é a principal característica da Membrana
Plasmática?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
- Quais as diferenças entre células procariotas e
eucariotas quanto ao núcleo e o citoplasma?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
2A
ATIVIDADE (EAD – 2oAno)
★ Roteiro de estudos dirigidos
★
Realizem a leitura do conteúdo
★
Verifiquem os cadernos e atualizem o conteúdo que
estiver pendente. Portanto, para algumas salas, tem matéria nova.
★
Antes da atividade tem uma série de links de vídeos
sobre o assunto para auxiliá-los.
★
As questões podem ser respondidas por vocês em uma cópia
salva no Word
★
Copiem o cabeçalho de identificação e as questões em um
novo documento do Word, salvando no título com seu nome.no.série
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Vocês podem também copiar e responder as questões em
uma folha de caderno e fotografar
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O documento ou a foto da atividade realizada deve ser
encaminhada para meu e-mail paulaceleghin@prof.educacao.sp.gov.br
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Bons estudos 😉
Célula animal,
célula vegetal e organelas citoplasmáticas
Objetivos gerais: Diferenciar
os tipos celulares de acordo com seus componentes.
Objetivos específicos: Reconhecer
e diferenciar as estruturas que formam a célula bem como suas funções;
Relacionar as principais diferenças entre células eucariontes animal e vegetal.
Conteúdo: Célula animal -
célula vegetal - organelas citoplasmáticas.
Membrana plasmática – Trata-se do envoltório que separa o material intra do extra-celular;
Citoplasma – Região compreendida entre a membrana plasmática e o núcleo e preenchida pelo hialoplasma, onde se encontram imersas diversas organelas, estruturas especializadas na execução de determinadas funções;
o Núcleo – Estrutura portadora do material genético e responsável pelo controle das atividades celulares.
Vejamos as funções das principais organelas encontradas na célula animal:
Retículo endoplasmático: Sistema de canais com bolsas achatadas e vesículas, que facilita o intercâmbio de substâncias entre a célula e o meio extra-celular e auxilia a circulação intracelular de nutrientes diversos.
Ribossomos: Estruturas em forma de grânulos relacionadas com a síntese de proteínas.
·
Complexo Golgiense: Conjunto de sáculos
“empilhados” que armazenam proteínas.
·
Mitocôndrias: Organelas reponsáveis
pelarespiração aeróbica. Realizam extração da energia química contida nas
moléculas orgânicas, liberando tal energia que fica disponível para as diversas
atividades celulares. São as “usinas energéticas” da célula.
·
Lisossomos: Pequenas vesículas portadoras
de enzimas digestórias. Prestam-se à digestão de materiais orgânicos
disponíveis na célula.
·
Centríolos: Estruturas que atuam durante
o mecanismo de divisão celular.
· Célula Vegetal: A comparação entre os
esquemas de uma célula animal e de uma vegetal permite perceber que as células
vegetais são destituídas de centríolos e geralmente lisossomos. Porém, possui
outros componentes. São eles:
ü
Parede celular: envoltório externo
resistente que confere proteção e sustentação à célula;
ü
Plastos: existem vários tipos. O
principal são os cloroplastos – organelas responsáveis pela
fotossíntese;
ü
Vácuolos: estruturas saculiformes, que se
apresentam pequenas e numerosas em células vegetais jovens e volumosas e pouco
numerosas em células vegetais adultas. Os vacúolos promovem regulação osmótica,
isto é, controlam o mecanismo de entrada e saída de água na célula.
As células e o
Sistema de Classificação dos Seres Vivos
Objetivos gerais: Compreender
a importância da célula como critério de classificação dos seres vivos.
Objetivos específicos: Entender
os critérios de classificação dos seres vivos nos cinco reinos existentes;
Compreender a participação da célula na elaboração de tais critérios.
Conteúdo: Sistema de
classificação – Reino Monera – Reino Protista – Reino Fungi – Reino Plantae –
Reino Animalia.
O sistema de
classificação, que distribui os seres vivos em cinco grandes reinos, foi
idealizado por R. H. Whittaker, em 1969. Para a caracterização desses reinos,
foram utilizados os seguintes critérios:
·
Tipo de organização celular – que divide
os seres vivos em procariontes ou eucariontes conforme a ausência
ou a presença de membrana nuclear em suas células;
·
Número de células – que divide o mundo em
seres unicelulares ou pluricelulares, conforme a quantidade de
células;
·
Tipo de nutrição – que divide os seres
vivos em autótrofos ou heterótrofos, dependendo de serem ou não
capazes de sintetizar o seu próprio alimento, além da maneira pela qual os
heterótrofos obtêm seu alimento, por absorção ou por ingestão do material
orgânico disponível.
A partir
desses critérios, os seres vivos foram agrupados em: Monera, Protista,
Fungi, Plantae e Animalia.
o
Reino Monera: Compreende os organismos
unicelulares e procariontes, como as bactérias e as cianobactérias. São
encontrados em todos os ecossistemas da biosfera. As bactérias em sua maioria,
vivem principalmente como heterótrofos decompositores. Já as cianobactérias são
clorofiladas e, portanto, autotróficas fotossintetizantes.
o
Reino Protista: Formados pelos organismos
unicelulares e eucariontes, como os protozoários e certas algas. Podem viver
livres ou associados a outros seres vivos. Os protozoários são protistas
heterotróficos enquanto as algas são autotróficas fotossintetizantes.
o
Reino Fungi: Composto por todos os
fungos, que podem ser organismos unicelulares ou pluricelulares, eucariontes e
heterotróficos por absorção. São encontrados em lugares úmidos e ricos em
matéria orgânica.
o
Reino Plantae ou Metaphyta: Abrange os
organismos pluricelulares, eucariontes e autotróficos. É o grupo das plantas.
o
Reino Animalia ou Metazoa: Compreende os
organismos pluricelulares, eucariontes e heterotróficos por ingestão. Esse
reino abrange todos os animais.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Paulino, W. R. Biologia, Citologia/
Histologia/ Volume 1. Livro do Professor. São Paulo. Ed. Ática. 2012.
Linhares, S., Gewandsznajder, F. Biologia hoje. Volume I,II,III. São Paulo. Ática, 2012.
Amabis, J. M. Biologia. Volume I,II,III. São Paulo. Moderna, 2010
César, da S. J., Sezar, S. Biologia. Volume I, II, III. São Paulo. Saraiva.2009
Pezzi, A. D., Ossowski G., Mattos, N. S. de. Biologia. Volume I,II,III. São Paulo. FTD.2010
Vídeos para auxiliar a compreensão dos conteúdos:
A célula – https://www.youtube.com/watch?v=Diju97Koeb4
Teoria celular – https://www.youtube.com/watch?v=yX9zLkmIwC8&feature=youtu.be
Estrutura celular e organelas celulares – https://www.youtube.com/watch?v=tBn0MQa7A6Q
Célula animal – https://www.youtube.com/watch?v=qJ4-IeId9xs&list=PLs1pM4yAZt6QQsecFy7DY8bZv2176rFoZ&index=4&t=0s
1. Em 1665, usando um microscópio
simples, iluminado a vela, o pesquisador inglês Robert Hooke observou em um
tecido vegetal morto a presença de numerosos compartimentos vazios que
denominou células. O que Robert realmente viu ao observar esses tecidos vegetais
ao microscópio? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
2. A diversidade dos seres vivos
é muito grande. Ao mesmo tempo, os seres vivos são extremamente parecidos em
muitos aspectos. Discuta essa afirmativa à luz da teoria celular.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
3. Qual o conjunto mínimo de
componentes que uma célula deve possuir para desempenhar suas atividades vitais
básicas?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
4. O desenho representa uma
bactéria. De acordo com ele responda:
a) A célula é procariótica ou
eucariótica? Justifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
b) Qual o nome das estruturas
numeradas?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
5. Considere as características
das células A, B, e C relacionando à presença (+) ou ausência (-) de alguns
componentes, e responda:
Célula |
Parede celular |
Carioteca |
Nucléolo |
Ribossomo |
Complexo Golgiense |
Mitocôndria |
Cloroplasto |
A |
- |
+ |
+ |
+ |
+ |
+ |
- |
B |
+ |
+ |
+ |
+ |
+ |
+ |
+ |
C |
+ |
- |
- |
+ |
- |
- |
- |
a) Quais das células A, B e C são eucariotas e
quais são procariotas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
b) Qual célula (A, B ou C) é
característica de cada um dos seguintes reinos: Monera, Animalia e Plantae? Que
componentes celulares presentes ou ausentes os diferenciam?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
6, Quais as diferenças entre
células procariotas e eucariotas quanto ao núcleo e ao citoplasma?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
7. Em que grupos de organismos
são encontradas células procariotas?
__________________________________________________________________________________.
8. Qual o critério utilizado para
separar as bactérias do Reino Monera dos protozoários do reino Protista?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
3A
ATIVIDADE (EAD – 2oAno)
★ Roteiro de estudos dirigidos
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Realizem a leitura do conteúdo
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Transcrevam o conteúdo para seus cadernos (pode
imprimir e colar)
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Assistam as videoaulas
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Respondam as questões e salvem o novo documento com
(nome/n./sala)
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Pode fazer no caderno e mandar as fotos
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Bons estudos 😉
Envoltórios
Celulares
Objetivos gerais: Conhecer
as funções dos envoltórios celulares.
Objetivos específicos: Distinguir
parede celular de membrana celular; Diferenciar transporte passivo de ativo;
Valorizar a importância dos transportes celulares para o funcionamento dos
organismos.
Conteúdo: Parede celular –
Membrana plasmática – Transporte passivo – Transporte ativo.
Parede celular: É uma
estrutura de revestimento externo permeável, dotada de grande resistência e que
tem a capacidade de proteger e sustentar as células em que ocorre.
Nas
células vegetais essa parede rígida e permeável é formada por celulose.
Na maioria dos fungos, a principal substância presente é a quitina e nas
bactérias ela é formada por um complexo proteico e de polissacarídeos.
A
parede celular apresenta poros por onde passam os plasmodesmos
que possibilitam a circulação de substâncias diversas entre as células
vizinhas.
A
constituição e a estrutura da parede celular lhe conferem certas propriedades,
tais como:
- Resistência a tensão;
- Resistência à decomposição por microrganismos;
- Elasticidade;
- Permeabilidade, não constituindo barreira à entrada e saída de substâncias na célula.
Membrana plasmática: A
membrana plasmática é uma estrutura presente em todos os tipos celulares. A
membrana plasmática é formada por uma bicamada lipídica, na qual
estão inseridas proteínas (modelo do mosaico fluido). As proteínas da
membrana podem ser classificadas como integrais e periféricas. A
membrana plasmática, além de delimitar a célula, está relacionada com a seleção
de substâncias que entram e que saem da célula e com captação de sinais
externos. Substâncias podem passar pela membrana plasmática por transporte
passivo (sem gasto de energia) ou ativo (com gasto de
energia).
·
Endocitose: é um processo em que a membrana
plasmática invagina-se e garante a entrada de macromoléculas para o interior da
célula;
·
Exocitose: é um processo em que vesículas se
formam no interior da célula e fundem-se com a membrana, liberando a substância
que estava dentro da célula para fora dela.
Transporte passivo
o
Difusão Simples: Na difusão simples,
observa-se o movimento de uma substância do meio mais concentrado para o meio
menos concentrado.
o
Difusão Facilitada: Nesse processo, a
transferência de substâncias acontece com a ajuda de proteínas carreadoras.
o
Osmose: Na osmose, o que se observa é a
difusão do solvente pela membrana permeável do meio menos concentrado para o
meio mais concentrado de soluto
Transporte
Ativo
o Bomba
de sódio-potássio: Nesse processo, ocorre o bombeamento de íons contra o
gradiente de concentração. Na bomba de sódio-potássio, ocorre o bombeamento de
sódio para fora da célula e potássio para seu interior.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Paulino, W. R. Biologia, Citologia/ Histologia/ Volume 1. Livro do Professor. São Paulo. Ed. Ática. 2012.
Linhares, S., Gewandsznajder, F. Biologia hoje. Volume I,II,III. São Paulo. Ática, 2012.
Amabis, J. M. Biologia. Volume I,II,III. São Paulo. Moderna, 2010
César, da S. J., Sezar, S. Biologia. Volume I, II, III. São Paulo. Saraiva.2009
Pezzi, A. D., Ossowski G., Mattos, N. S. de. Biologia. Volume I,II,III. São Paulo. FTD.2010
Vídeos para auxiliar a compreensão dos conteúdos:
https://www.youtube.com/watch?v=1g12bqFY_gQ&list=PLf1lowbdbFIBdXfo8VFObm6SGl4eskR0a&index=13&t=0s (membrana plasmática)
https://www.youtube.com/watch?v=j1RayvgDHsc&list=PLf1lowbdbFIBdXfo8VFObm6SGl4eskR0a&index=13 (Parede celular e glicocálice)
https://www.youtube.com/watch?v=QW-L5QZw56E&list=PLf1lowbdbFIBdXfo8VFObm6SGl4eskR0a&index=14 (Transporte através da membrana: Ativo e passivo)
https://www.youtube.com/watch?v=Zqrtlwd5mZ0&list=PLf1lowbdbFIBdXfo8VFObm6SGl4eskR0a&index=15 (Transporte passivo: Difusão, Difusão
facilitada e Osmose)
https://www.youtube.com/watch?v=2_2va_I4t9Q&list=PLf1lowbdbFIBdXfo8VFObm6SGl4eskR0a&index=16 (Crenação, Hemólise, Plasmólise, Deplasmólise e
Plasmóptise)
QUESTÕES DE REVISÃO
1. As células podem apresentar
dois tipos básicos de envoltórios celulares: a membrana plasmática e a parede
celular.
a) Diferencie esses dois tipos de
envoltórios quanto à composição química e à permeabilidade.
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