segunda-feira, 1 de junho de 2020

Primeiro Bimestre

ESCOLA ESTADUAL “BENEDITO CALIXTO”

NOME:                                                                                                                             SÉRIE:

Prof.ª PAULA - BIOLOGIA                                                               DATA:                        NOTA:

 

1A ATIVIDADE (EAD – 2oAno)

    Roteiro de estudos dirigidos

    Realizem a leitura do conteúdo

    As questões podem ser respondidas por vocês em uma cópia salva no Word

    Vocês podem também copiar e responder as questões em uma folha de caderno e fotografar

    O documento ou a foto da atividade realizada deve ser encaminhada para meu e-mail paulaceleghin@prof.educacao.sp.gov.br

    Bons estudos 😉

 

Conteúdo Programático:

  •      A organização celular e o funcionamento dos tipos básicos de células;
  •      Papel da membrana plasmática e tipos de transporte;
  •      Processos de obtenção de energia: fotossíntese e respiração celular.

 

A célula: teoria celular e padrões celulares

 

Objetivo geral: Reconhecer as células como menores unidades vivas que formam os seres vivos.

Objetivos específicos: Conhecer a história da descoberta da célula; Compreender como a pesquisa cientifica funciona de maneira integrada; Diferenciar células procariotas de eucariotas; Conhecer os principais componentes celulares.

Conteúdo: Descoberta da célula – Teoria celular – Células procariotas e eucariotas.

 

            As células podem ser entendidas como as unidades morfológicas dos seres vivos pois eles são formados por pelo menos uma dessas unidades biológicas. Em alguns seres como bactérias e protozoários, uma única célula constitui o próprio organismo – são, portanto, chamados de seres unicelulares. Em outros, como um ser humano ou uma árvore, bilhões de células se associam formando o organismo – são os seres pluricelulares.

            Sabe-se que cada célula viva de um organismo pluricelular desempenha uma atividade “comunitária” profundamente integrada com as demais células do indivíduo. Mas desempenha também uma atividade particular em que é capaz de executar basicamente todas as funções vitais do organismo como um todo.

            Assim, entre outras manifestações de vida, uma célula viva é capaz de:

  •     Absorver do meio em que vive as substâncias de que necessita;
  •     Extrair dos alimentos a energia necessária que garante seu funcionamento normal;
  •     Eliminar resíduos;
  •     Reproduzir-se.

             Por isso, a célula, enquanto menor porção da matéria viva capaz de desempenhar as diversas atividades vitais associadas com a manutenção de vida de um organismo, pode ser entendida também como a unidade fisiológica dos seres vivos.

            A estrutura e o funcionamento dos seres vivos têm, portanto, como elemento básico a célula. Assim pode-se afirmar que a célula é a unidade morfofisiológica de todos os seres vivos, com exceção dos vírus, que são atualmente considerados formas muito rudimentares de vida, apesar de não possuírem organização celular.

            Citologia é o ramo da Biologia que estuda as células. Em 1665, o pesquisador inglês Robert Hooke, usando um microscópio bastante rudimentar, iluminado a vela, observou que a cortiça (“casca” das árvores) era formada por numerosos compartimentos vazios. Hooke chamou esses compartimentos de células, diminutivo do termo latino cella, que significa “lugar fechado” ou “pequeno cômodo”. A cortiça é, na verdade, um tecido vegetal morto, constituído por células em que o espaço interno é ocupado pelo ar. Assim, o que o Hooke observou na verdade, foi apenas o “esqueleto” de células mortas, isto é, células vazias, destituídas de matéria viva.


Microscópio rudimentar e imagem de células vegetais. 

            Em 1833, o botânico escocês Robert Brown verificou que as células eram portadoras de um corpúsculo geralmente arredondado, que denominou núcleo. Hoje sabemos que essa estrutura abriga o material genético celular, estando presente em quase todos os tipos de células vivas.

            Em 1839, ao cabo de longas pesquisas com microscópios então mais aperfeiçoados, os biólogos alemães Matthias Schleiden e Theodor Schwann verificaram a presença de células em todos os tecidos dos vegetais e animais que analisaram. Estabeleceu-se então, a teoria celular de Schwann-Schleiden, segundo a qual todos seres vivos eram constituídos por células.

            Em 1858, o também alemão Rudolf Virchow emitiu a ideia de que toda célula se origina de outra preexistente. Na mesma época, pesquisadores diversos descobriram que além do núcleo, as células são portadoras de inúmeras organelas ou organoides, estruturas capazes de executar diferentes funções responsáveis pelas propriedades de vida nos organismos. Assim, estabeleceu-se a teoria celular, que compreende os princípios de que as células:

  •     São as unidades morfofisiológicas dos seres vivos, uma vez que estes são formados por pelo menos uma dessas unidades;
  •    Representam a menor porção de matéria viva capaz de executar as diversas funções vitais, responsáveis pela manutenção de vida em um organismo;
  •    Originam-se de outras preexistentes e representam, portanto, a unidade responsável pela hereditariedade; assim, são as células que garantem a continuidade de uma espécie.

 

Célula procariota: a menos complexa

            As células procariotas são portadoras de todo o conjunto de componentes que constituem o arsenal mínimo que uma célula deve possuir para o desempenho de suas atividades vitais. Esses componentes compreendem a membrana plasmática, o hialoplasma, os ribossomos e o material genético.


Membrana plasmática: É a camada limítrofe entre a matéria intra e extracelular. Ao mesmo tempo que “isola” a célula do meio que a circunda, esse envoltório executa uma verdadeira seleção das substâncias que devem entrar na célula ou sair dela.

Hialoplasma: Trata-se de um liquido gelatinoso em que o componente químico mais abundante é a água. Como as reações biológicas, que mantém vida em uma célula, ocorrem em soluções aquosas, compreende-se a importância do hialoplasma nas células vivas.

Ribossomos: São organelas não membranosas, responsáveis pela síntese de uma das mais importantes moléculas orgânicas para o mundo vivo: as proteínas, responsáveis por regular as reações biológicas.

Material genético: É constituído pelos ácidos nucleicos, que comandam a síntese de proteínas nos ribossomos. Por isso, a presença de um material genético que atue como “centro de controle” das atividades celulares é fundamental para o desempenho das funções vitais nos seres vivos.

 

Células Eucariotas: as mais complexas

            Excetuando os vírus, que não tem organização celular, as bactérias e cianobactérias, que são procariontes, todos os demais seres vivos são organizados por células eucariotas, isto é, células dotadas de um núcleo delimitado por uma membrana. Essa membrana é denominada carioteca ou membrana nuclear. Os organismos dotados de células eucariotas são chamados eucariontes (do grego eu, “verdadeiro”; karion, “núcleo”; onthos, “seres”). Além da presença da membrana nuclear, as células eucariotas também diferem das procariotas, por possuírem inúmeras organelas membranosas, como as mitocôndrias e o complexo golgiense.

 


 

 

 

 

QUESTÕES DE REVISÃO

  1. O que é a Citologia?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

  1. O que diz a Teoria Celular?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

  1. O que é uma célula?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

  1. Qual a principal ferramenta utilizada para o estudo das células?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

  1. O que diferencia um ser unicelular de um multicelular?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

  1. Quais são as três partes básicas de uma célula?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

  1. Qual é a principal característica da Membrana Plasmática?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

  1. Quais as diferenças entre células procariotas e eucariotas quanto ao núcleo e o citoplasma?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.


2A ATIVIDADE (EAD – 2oAno)

    Roteiro de estudos dirigidos

    Realizem a leitura do conteúdo

    Verifiquem os cadernos e atualizem o conteúdo que estiver pendente. Portanto, para algumas salas, tem matéria nova.

    Antes da atividade tem uma série de links de vídeos sobre o assunto para auxiliá-los.

    As questões podem ser respondidas por vocês em uma cópia salva no Word

    Copiem o cabeçalho de identificação e as questões em um novo documento do Word, salvando no título com seu nome.no.série

    Vocês podem também copiar e responder as questões em uma folha de caderno e fotografar

    O documento ou a foto da atividade realizada deve ser encaminhada para meu e-mail paulaceleghin@prof.educacao.sp.gov.br

    Bons estudos 😉

 

Célula animal, célula vegetal e organelas citoplasmáticas

Objetivos gerais: Diferenciar os tipos celulares de acordo com seus componentes.

Objetivos específicos: Reconhecer e diferenciar as estruturas que formam a célula bem como suas funções; Relacionar as principais diferenças entre células eucariontes animal e vegetal.

Conteúdo: Célula animal - célula vegetal - organelas citoplasmáticas.

            A célula animal é constituída basicamente por três regiões distintas:

           Membrana plasmática – Trata-se do envoltório que separa o material intra do extra-celular;

   Citoplasma – Região compreendida entre a membrana plasmática e o núcleo e preenchida pelo hialoplasma, onde se encontram imersas diversas organelas, estruturas especializadas na execução de determinadas funções;

o            Núcleo – Estrutura portadora do material genético e responsável pelo controle das atividades celulares.

        Vejamos as funções das principais organelas encontradas na célula animal:

    Retículo endoplasmático: Sistema de canais com bolsas achatadas e vesículas, que facilita o intercâmbio de substâncias entre a célula e o meio extra-celular e auxilia a circulação intracelular de nutrientes diversos.

        Ribossomos: Estruturas em forma de grânulos relacionadas com a síntese de proteínas.

·         Complexo Golgiense: Conjunto de sáculos “empilhados” que armazenam proteínas.

·         Mitocôndrias: Organelas reponsáveis pelarespiração aeróbica. Realizam extração da energia química contida nas moléculas orgânicas, liberando tal energia que fica disponível para as diversas atividades celulares. São as “usinas energéticas” da célula.

·         Lisossomos: Pequenas vesículas portadoras de enzimas digestórias. Prestam-se à digestão de materiais orgânicos disponíveis na célula.

·         Centríolos: Estruturas que atuam durante o mecanismo de divisão celular.

·     Célula Vegetal: A comparação entre os esquemas de uma célula animal e de uma vegetal permite perceber que as células vegetais são destituídas de centríolos e geralmente lisossomos. Porém, possui outros componentes. São eles:

ü  Parede celular: envoltório externo resistente que confere proteção e sustentação à célula;

ü  Plastos: existem vários tipos. O principal são os cloroplastos – organelas responsáveis pela fotossíntese;

ü  Vácuolos: estruturas saculiformes, que se apresentam pequenas e numerosas em células vegetais jovens e volumosas e pouco numerosas em células vegetais adultas. Os vacúolos promovem regulação osmótica, isto é, controlam o mecanismo de entrada e saída de água na célula.

 

As células e o Sistema de Classificação dos Seres Vivos

 

Objetivos gerais: Compreender a importância da célula como critério de classificação dos seres vivos.

Objetivos específicos: Entender os critérios de classificação dos seres vivos nos cinco reinos existentes; Compreender a participação da célula na elaboração de tais critérios.

Conteúdo: Sistema de classificação – Reino Monera – Reino Protista – Reino Fungi – Reino Plantae – Reino Animalia.

 

O sistema de classificação, que distribui os seres vivos em cinco grandes reinos, foi idealizado por R. H. Whittaker, em 1969. Para a caracterização desses reinos, foram utilizados os seguintes critérios:

·         Tipo de organização celular – que divide os seres vivos em procariontes ou eucariontes conforme a ausência ou a presença de membrana nuclear em suas células;

·         Número de células – que divide o mundo em seres unicelulares ou pluricelulares, conforme a quantidade de células;

·         Tipo de nutrição – que divide os seres vivos em autótrofos ou heterótrofos, dependendo de serem ou não capazes de sintetizar o seu próprio alimento, além da maneira pela qual os heterótrofos obtêm seu alimento, por absorção ou por ingestão do material orgânico disponível.

A partir desses critérios, os seres vivos foram agrupados em: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.

o   Reino Monera: Compreende os organismos unicelulares e procariontes, como as bactérias e as cianobactérias. São encontrados em todos os ecossistemas da biosfera. As bactérias em sua maioria, vivem principalmente como heterótrofos decompositores. Já as cianobactérias são clorofiladas e, portanto, autotróficas fotossintetizantes.

o   Reino Protista: Formados pelos organismos unicelulares e eucariontes, como os protozoários e certas algas. Podem viver livres ou associados a outros seres vivos. Os protozoários são protistas heterotróficos enquanto as algas são autotróficas fotossintetizantes.

o   Reino Fungi: Composto por todos os fungos, que podem ser organismos unicelulares ou pluricelulares, eucariontes e heterotróficos por absorção. São encontrados em lugares úmidos e ricos em matéria orgânica.

o   Reino Plantae ou Metaphyta: Abrange os organismos pluricelulares, eucariontes e autotróficos. É o grupo das plantas.

o   Reino Animalia ou Metazoa: Compreende os organismos pluricelulares, eucariontes e heterotróficos por ingestão. Esse reino abrange todos os animais.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

Paulino, W. R. Biologia, Citologia/ Histologia/ Volume 1. Livro do Professor. São Paulo. Ed. Ática.  2012.

 Linhares, S., Gewandsznajder, F. Biologia hoje. Volume I,II,III. São Paulo. Ática, 2012.

Amabis, J. M. Biologia. Volume I,II,III. São Paulo. Moderna, 2010

César, da S. J., Sezar, S. Biologia. Volume I, II, III. São Paulo. Saraiva.2009

Pezzi, A. D., Ossowski G., Mattos, N. S. de. Biologia. Volume I,II,III. São Paulo. FTD.2010

 

Vídeos para auxiliar a compreensão dos conteúdos:

A célula – https://www.youtube.com/watch?v=Diju97Koeb4

Teoria celular – https://www.youtube.com/watch?v=yX9zLkmIwC8&feature=youtu.be

Estrutura celular e organelas celulares – https://www.youtube.com/watch?v=tBn0MQa7A6Q

Célula animal – https://www.youtube.com/watch?v=qJ4-IeId9xs&list=PLs1pM4yAZt6QQsecFy7DY8bZv2176rFoZ&index=4&t=0s

 Célula vegetal – https://www.youtube.com/watch?v=rOBy4XwT6Rw&list=PLs1pM4yAZt6QQsecFy7DY8bZv2176rFoZ&index=4

 Os cinco reinos – https://www.youtube.com/watch?v=nfIaTPGJ3i8

 

 QUESTÕES DE REVISÃO

1. Em 1665, usando um microscópio simples, iluminado a vela, o pesquisador inglês Robert Hooke observou em um tecido vegetal morto a presença de numerosos compartimentos vazios que denominou células. O que Robert realmente viu ao observar esses tecidos vegetais ao microscópio? Por quê?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

2. A diversidade dos seres vivos é muito grande. Ao mesmo tempo, os seres vivos são extremamente parecidos em muitos aspectos. Discuta essa afirmativa à luz da teoria celular.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

3. Qual o conjunto mínimo de componentes que uma célula deve possuir para desempenhar suas atividades vitais básicas?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

4. O desenho representa uma bactéria. De acordo com ele responda:

a) A célula é procariótica ou eucariótica? Justifique.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

b) Qual o nome das estruturas numeradas?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.


 

 

 

 

 

 

5. Considere as características das células A, B, e C relacionando à presença (+) ou ausência (-) de alguns componentes, e responda:

Célula

Parede celular

Carioteca

Nucléolo

Ribossomo

Complexo Golgiense

Mitocôndria

Cloroplasto

A

-

+

+

+

+

+

-

B

+

+

+

+

+

+

+

C

+

-

-

+

-

-

-

a) Quais das células A, B e C são eucariotas e quais são procariotas?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

b) Qual célula (A, B ou C) é característica de cada um dos seguintes reinos: Monera, Animalia e Plantae? Que componentes celulares presentes ou ausentes os diferenciam?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

6, Quais as diferenças entre células procariotas e eucariotas quanto ao núcleo e ao citoplasma?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

7. Em que grupos de organismos são encontradas células procariotas?

__________________________________________________________________________________.

 

8. Qual o critério utilizado para separar as bactérias do Reino Monera dos protozoários do reino Protista?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.


3A ATIVIDADE (EAD – 2oAno)

    Roteiro de estudos dirigidos

    Realizem a leitura do conteúdo

    Transcrevam o conteúdo para seus cadernos (pode imprimir e colar)

    Assistam as videoaulas

    Respondam as questões e salvem o novo documento com (nome/n./sala)

    Pode fazer no caderno e mandar as fotos

    O documento ou a foto da atividade realizada deve ser encaminhada para meu e-mail paulaceleghin@prof.educacao.sp.gov.br

    Bons estudos 😉

 

Envoltórios Celulares

 

Objetivos gerais: Conhecer as funções dos envoltórios celulares.

Objetivos específicos: Distinguir parede celular de membrana celular; Diferenciar transporte passivo de ativo; Valorizar a importância dos transportes celulares para o funcionamento dos organismos.

Conteúdo: Parede celular – Membrana plasmática – Transporte passivo – Transporte ativo.

 

Parede celular: É uma estrutura de revestimento externo permeável, dotada de grande resistência e que tem a capacidade de proteger e sustentar as células em que ocorre.

            Nas células vegetais essa parede rígida e permeável é formada por celulose. Na maioria dos fungos, a principal substância presente é a quitina e nas bactérias ela é formada por um complexo proteico e de polissacarídeos.

            A parede celular apresenta poros por onde passam os plasmodesmos que possibilitam a circulação de substâncias diversas entre as células vizinhas.

            A constituição e a estrutura da parede celular lhe conferem certas propriedades, tais como:

  •        Resistência a tensão;
  •       Resistência à decomposição por microrganismos;
  •    Elasticidade;
  •     Permeabilidade, não constituindo barreira à entrada e saída de substâncias na célula.

Membrana plasmática: A membrana plasmática é uma estrutura presente em todos os tipos celulares. A membrana plasmática é formada por uma bicamada lipídica, na qual estão inseridas proteínas (modelo do mosaico fluido). As proteínas da membrana podem ser classificadas como integrais e periféricas. A membrana plasmática, além de delimitar a célula, está relacionada com a seleção de substâncias que entram e que saem da célula e com captação de sinais externos. Substâncias podem passar pela membrana plasmática por transporte passivo (sem gasto de energia) ou ativo (com gasto de energia).

·         Endocitose: é um processo em que a membrana plasmática invagina-se e garante a entrada de macromoléculas para o interior da célula;

·         Exocitose: é um processo em que vesículas se formam no interior da célula e fundem-se com a membrana, liberando a substância que estava dentro da célula para fora dela.

Transporte passivo

o   Difusão Simples: Na difusão simples, observa-se o movimento de uma substância do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.

o   Difusão Facilitada: Nesse processo, a transferência de substâncias acontece com a ajuda de proteínas carreadoras.

o   Osmose: Na osmose, o que se observa é a difusão do solvente pela membrana permeável do meio menos concentrado para o meio mais concentrado de soluto

Transporte Ativo

o   Bomba de sódio-potássio: Nesse processo, ocorre o bombeamento de íons contra o gradiente de concentração. Na bomba de sódio-potássio, ocorre o bombeamento de sódio para fora da célula e potássio para seu interior.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 Paulino, W. R. Biologia, Citologia/ Histologia/ Volume 1. Livro do Professor. São Paulo. Ed. Ática.  2012.

 Linhares, S., Gewandsznajder, F. Biologia hoje. Volume I,II,III. São Paulo. Ática, 2012.

Amabis, J. M. Biologia. Volume I,II,III. São Paulo. Moderna, 2010

César, da S. J., Sezar, S. Biologia. Volume I, II, III. São Paulo. Saraiva.2009

Pezzi, A. D., Ossowski G., Mattos, N. S. de. Biologia. Volume I,II,III. São Paulo. FTD.2010

Vídeos para auxiliar a compreensão dos conteúdos:

https://www.youtube.com/watch?v=1g12bqFY_gQ&list=PLf1lowbdbFIBdXfo8VFObm6SGl4eskR0a&index=13&t=0s (membrana plasmática)

https://www.youtube.com/watch?v=j1RayvgDHsc&list=PLf1lowbdbFIBdXfo8VFObm6SGl4eskR0a&index=13 (Parede celular e glicocálice)

https://www.youtube.com/watch?v=QW-L5QZw56E&list=PLf1lowbdbFIBdXfo8VFObm6SGl4eskR0a&index=14 (Transporte através da membrana: Ativo e passivo)

 

https://www.youtube.com/watch?v=Zqrtlwd5mZ0&list=PLf1lowbdbFIBdXfo8VFObm6SGl4eskR0a&index=15 (Transporte passivo: Difusão, Difusão facilitada e Osmose)

 

https://www.youtube.com/watch?v=2_2va_I4t9Q&list=PLf1lowbdbFIBdXfo8VFObm6SGl4eskR0a&index=16 (Crenação, Hemólise, Plasmólise, Deplasmólise e Plasmóptise)

 

 

QUESTÕES DE REVISÃO

1. As células podem apresentar dois tipos básicos de envoltórios celulares: a membrana plasmática e a parede celular.

a) Diferencie esses dois tipos de envoltórios quanto à composição química e à permeabilidade.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 b) Em que tipos de células esses envoltórios podem ser observados?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 2. Uma salada de alface mostra-se, algum tempo depois de temperada, com as folhas murchas. Explique o fenômeno.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 3. A membrana plasmática é uma película que envolve o citoplasma de todas as células. Ela controla as trocas de íons e moléculas entre o interior da célula e o meio externo (permeabilidade seletiva). Em alguns casos, substâncias passam pela membrana plasmática através de fagocitose e pinocitose. Qual é a diferença entre os dois processos?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 4. A membrana plasmática que delimita a célula permite a passagem seletiva de substâncias do meio externo para o meio interno da célula e vice-versa. O que se entende por  transporte ativo e difusão facilitada.

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