quarta-feira, 15 de julho de 2020

Segundo Bimestre

2oBimestre

4A ATIVIDADE (EAD – 3oAno) 

     Acessem o link e respondam as questões: https://docs.google.com/forms/d/1VWNg0C596LxBKgY_cmeqc8YZf0q5pfdVEDNM8eQA7_8/edit

 

5A ATIVIDADE (EAD – 3oAno)

    Roteiro de estudos dirigidos

    Realizem a leitura do resumo

    Transcreva o resumo para os seus cadernos

    Assista à videoaula sobre o assunto 

    Bons estudos 😉

Reino Protista

  • Objetivo geral: Compreender a diversidade dos protistas, desde as formas unicelulares eucariontes simples até às coloniais.
  • Objetivos específicos: Reconhecer as características gerais dos integrantes do Reino Protista, forma, função, representantes e importância; Caracterizar os protozoários de acordo com as suas organelas de locomoção; Descrever as principais doenças causadas por protozoários; Distinguir protozoários de algas microscópicas.
  • Conteúdo: Características gerais dos integrantes do Reino Protista.

 Os protistas são organismos unicelulares eucariontes. Como eucariontes, são portadores de núcleo individualizado e delimitado por carioteca e de organelas citoplasmáticas bem definidas – características essas que permitem distingui-los dos moneras. O Reino Protista é constituído por protozoários e certas algas unicelulares.

  • Protozoários: os protozoários (do grego protos, primeiro; zoon, animal). São eucariontes unicelulares desprovidos de clorofila; vivem isolados ou formando colônias nos mais variados tipos de ambiente, podem ser aeróbicos ou anaeróbicos e exibir vida livre ou associar-se a outros organismos. Neste último caso, podem se comportar como:

·         Comensais – alojam-se no organismo hospedeiro sem causar danos, nutrindo-se dos seus restos alimentares;

·         Mutualísticos – estabelecem com o hospedeiro uma relação de benefícios mútuos;

·         Parasitas – do ser humano e de outros seres vivos.

A classificação dos protozoários

Imóveis ou deslocando-se por meio de cílios, flagelos ou pseudópodes, os protozoários se classificam de acordo com o tipo e a presença, ou ausência, dessas organelas locomotoras. Assim, subdividem-se em:

  • Rizópodes ou sarcodíneos – locomovem-se por meio de pseudópodes;
  • Ciliados – locomovem-se por meio de cílios;
  • Esporozoários – são desprovidos de organelas locomotoras;
  • Flagelados ou mastigóforos – locomovem-se por meio de flagelos.

Principais protozoários causadores de doenças:

Entamoeba histolytica

Amebíase

Água e alimentos contaminados

Balantidium coli

Disenteria

Água e alimentos contaminados

Plasmodium vivax

Malária

Picada de Anopheles

P. malarie

Malária

Picada de Anopheles

P. falciparum

Malária

Picada de Anopheles

Toxoplasma gondii

Toxoplasmose

Fezes do gato

Trypanosoma cruzi

Doença de Chagas

Picada de barbeiro

Trypanosoma gambiense

Doença do sono

Picada de tsé-tsé

Leishmania braziliensis

Leishmaniose tegumentar

Picada de Phlebotomus

Trichomonas vaginalis

Tricomoníase

Relações sexuais, objetos contaminados

Giardia lamblia

Giardíase

Água e alimentos contaminados

 

Algas protistas

As algas constituem um grupo bastante heterogêneo; podem ser unicelulares ou pluricelulares, microscópicas ou macroscópicas e de coloração variável. São encontradas em praticamente todos os lugares do mundo: ocorrem em lagos, rios, solos úmidos, casca de árvores e sobretudo nos oceanos.

Nos ecossistemas aquáticos, as algas são os principais organismos fotossintetizantes. Constituem a base nutritiva que garante a manutenção de praticamente todas as cadeias alimentares desses ambientes. Assim, elas são os mais importantes componentes do fitoplâncton, contingente de seres clorofilados aquáticos flutuantes.

Em virtude de sua intensa atividade fotossintetizante, das algas, principalmente as marinhas, são responsáveis pela maior parte do gás oxigênio liberado diariamente na biosfera, por isso, são consideradas os verdadeiros “pulmões do mundo”.

Modernamente, as algas podem ser incluídas em vários reinos:

Reino

Exemplos:

Monera

Cianobactérias

Protista

Euglenófitas, crisófitas e pirrófitas

Plantae

Clorófitas, rodófitas e feófitas

Ø  Link da videoaula: https://drive.google.com/file/d/1oh8ubD098BCIYzUi6jzveGfxS7AZJ9xI/view?usp=sharing

6A ATIVIDADE (EAD – 3oAno) 

     Acessem o link e respondam as questões: https://docs.google.com/forms/d/1bxI3Jb0Me3P-k90tFroT0LpB5gAigGOh4YXOV3jp7m0/edit

 

7A ATIVIDADE (EAD – 3oAno)

    Roteiro de estudos dirigidos

    Realizem a leitura do resumo

    Transcreva o resumo para os seus cadernos

    Assista à videoaula sobre o assunto 

    Bons estudos 😉

Reino Fungi

 

  • Objetivo geral: Entender o significado e os componentes do reino Fungi.
  • Objetivos específicos: Compreender que existem fungos unicelulares e pluricelulares, todos eucariontes e heterótrofos por absorção; Valorizar o papel ecológico do reino Fungi na decomposição da matéria orgânica; Conhecer alguns fungos úteis para o ser humano (importância alimentar, médica e industrial, por exemplo); Ter noções dos processos reprodutivos dos fungos; Conhecer os liquens e as micorrizas.
  • Conteúdo: Características gerais dos integrantes do Reino Fungi

Organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, de vida livre ou não, os fungos são encontrados nos mais variados ambientes, preferencialmente em lugares úmidos e ricos em matéria orgânica.

            Possuem células dotadas de parede celular e sua reprodução envolve a participação de esporos.

            São heterótrofos e, geralmente, armazenam glicogênio. Heterótrofos por absorção, os fungos exibem digestão extracorpórea.

            A reprodução pode ser sexuada, com produção de gametas, ou assexuada, envolvendo normalmente a participação de esporos.

            Nos fungos pluricelulares, o talo é denominado micélio e se acha constituído por um emaranhado de filamentos microscópicos chamados hifas.

Classificação dos fungos

Os  fungos compreendem filos:

·         Mixomycota: (Mixomicetos) – Grupo que abrange os fungos gelatinosos, típicos de ambientes úmidos e sombreados.

·         Eumycota: Neste grupo incluem-se três classes principais: ficomicetos, ascomicetos e basidiomicetos.

·         Ficomicetos:  Aquáticos ou terrestres. Reprodução por zoósporos (esporos flagelados) ou aplanósporos (esporos disseminados pelo vento). Ex.: Rhizopus (bolor de pão).

·         Ascomicetos: Os ascomicetos são fungos portadores de hifas especiais em forma de saco, em cujo interior são produzidos, em média, de quatro a oito ascósporos. Ex.: Saccharomyces, Penicillium e  Aspergilus.

·         Basidiomicetos: Os basidiomicetos, conhecidos como cogumelos de chapéu, orelhas-de-pau e casas-de-sapo, são fungos cuja parte vegetativa é geralmente subterrânea e consiste em um micélio que muitas vezes se estende por vários metros abaixo do solo. A parte áerea, visível, constitui o corpo de frutificação ou basidiocarpo. Ex.: Agaricus campestres, Amanita muscaria.

v  Liquens

São associações entre certas algas unicelulares e fungos. As algas sintetizam matéria orgânica e os fungos envolvem e protegem as algas contra a desidratação.

v  Micorrizas

São associações entre fungos e raízes de certas plantas, como orquídeas, morangueiros, tomateiros e pinheiros.

A importância dos fungos

·         Ação decompositora (reciclando a matéria);

·         Ação parasitaria (causando enfermidades e combatendo seres daninhos às plantas;

·         Ação fermentativa (produzindo álcool, bebida, pães e bolos);

·         Atuando na fabricação de antibióticos e de queijos;

·         Servindo de alimento ou atuando como veneno e alucinógeno.

Ø  Link da videoaula: https://drive.google.com/file/d/1mGRaXA84_R0pwkmDS-J5p6UVN3OZuTOT/view?usp=sharing

8A ATIVIDADE (EAD – 3oAno) 

     Acessem o link e respondam as questões:

https://docs.google.com/forms/u/1/d/1ldMH-5iRNiiDaXP9iFBkNl7bK7i0jBVXdQSQyqQyxM0/edit?usp=drive_web

 

9A ATIVIDADE (EAD – 3oAno)

    Roteiro de estudos dirigidos

    Realizem a leitura do resumo

    Transcreva o resumo para os seus cadernos

    Assista à videoaula sobre o assunto 

    Bons estudos 😉

Reino Plantae

·         Objetivo geral: Reconhecer a biodiversidade do Reino Plantae, conscientizando-se de sua importância.

·         Objetivos específicos: Identificar os diferentes grupos de vegetais: briófitas, pteridófitas, angiospermas e gimnospermas e suas principais características; Observar os órgãos vegetativos e de reprodução dos diferentes grupos de vegetais; Reconhecer nas angiospermas a polinização e, como consequência, a produção de alimentos; Conscientizar-se da importância das plantas em relação ao processo da fotossíntese, bem como ao seu nível trófico dentro das cadeias alimentares.

·         Conteúdo: Características gerais dos integrantes do Reino Plantae.

O Reino Plantae ou Metaphyta compreende, segundo o sistema de classificação de R. H. Whittaker, os organismos eucariontes, pluricelulares e autótrofos.

Sendo fotossintetizantes, os componentes desse reino, juntamente com as cianobactérias e as algas protistas, constituem os principais seres produtores da matéria orgânica que nutre direta ou indiretamente, os seres vivos dos mais diversos ecossistemas da Terra. Garantem assim, a manutenção da vida no planeta, além de fornecer o gás oxigênio necessário à atividade aeróbica.

O reino Plantae apresenta os seguintes componentes:

·         Algas pluricelulares – clorófitas, rodófitas e feófitas;

·         Briófitas – exemplos: musgos e hepáticas;

·         Pteridófitas – samambaias e avencas;

·         Gimnospermas – pinheiros e ciprestes;

·         Angiospermas – lírios, jacarandá, feijão, etc.

Algas pluricelulares

Clorófitas: Inúmeras espécies marinhas e dulcícolas. Apresenta o pigmento clorofila. Ex.: Ulva, Spirogyra, etc.

Rodófitas: Algas pluricelulares, geralmente macroscópicas e marinhas. Conhecidas como algas vermelhas, além da clorofila apresenta a ficoeritrina, um pigmento vermelho responsável por sua cor característica. Ex.: Porphyra, Gelidium  (do qual se extrai uma substância denominada ágar, de grande aplicação como gelatinas, balas, meio de cultura, etc.

Feófitas: Conhecidas como algas pardas. São pluricelulares, microscópicas e geralmente marinhas. Além de clorofila, são portadoras de fucoxantina (pigmento marrom) ex.: Sargassum (atinge até 4m), Laminaria (podem chegar à 50m).

Plantas

Briófitas: (Do grego bryon, ‘musgo’. phyton, ‘planta’) compreende vegetais como musgos e hepáticas. Essas plantas têm pequeno porte e vivem preferencialmente em solos úmidos e ambientes sombreados. Não são reconhecidas espécies marinhas.

O corpo do musgo é dotado de filamentos (rizóides) que se prestam à fixação da planta ao substrato em que vive e à absorção de nutrientes, mas não têm a estrutura normalmente verificada em raízes verdadeiras.

O corpo do musgo apresenta também uma haste, cauloide, de onde partem estruturas clorofiladas chamadas filoides.

As hepáticas são plantas que crescem prostradas junto ao solo, não possuem porte ereto, seus corpos lembram um fígado e precisam de ambientes muito úmidos para sobreviver.

Musgos e hepáticas não possuem flores, sementes, nem frutos e, necessitam de água para se reproduzir.

Pteridófitas: Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos exemplos das pteridófitas (do grego pteridon, ‘feto’; phyton, ‘planta’). Vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados e dependem da água para reprodução.

O corpo das pteridófitas é diferenciado em raízes, caules e folhas, mas destituído de flores, sementes e frutos.

Gimnospermas: (Do grego gymnos, ‘nu’; sperma, ‘semente’). Pinheiros, sequóias e ciprestes. São plantas terrestres que vivem preferencialmente em locais de clima úmido e temperado.

Apresentam raízes, caules e folhas e, produzem sementes, mas não formam frutos. Assim, suas sementes aparecem “nuas”, isto é, não envolvidas por frutos. Possuem ramos férteis portadores de folhas modificadas produtoras de esporos, os estróbilos.

As sementes conferem ao embrião proteção contra desidratação, calor, frio e ação de parasitas. Armazenam também reservas nutritivas para o embrião até seu desenvolvimento e produção de folhas para a realização da fotossíntese. As sementes, portanto, atuam como estruturas que contribuem para a adaptação à vida terrestre.

Angiospermas:  (Do grego angeion, ‘vaso’, ‘urna’; sperma, ‘semente’) representam o grupo mais complexo e mais variado do Reino Plantae.

As angiospermas são dotadas de raízes, caules, folhas, sementes, flores e frutos. O fruto protege a semente e contribui significativamente para sua dispersão.

Ø  Link da videoaula:

https://drive.google.com/file/d/1a6n9D-LSBedLh_-5t3EpaDiDdxu5UZPX/view?usp=sharing

 

https://drive.google.com/file/d/1bgdzt7G5JYvjbwNssZBELtwbUS06zGIm/view?usp=sharing

 

https://drive.google.com/file/d/1wmW8MeXQ_vUxheHEzjGJJaEkaVqDHjso/view?usp=sharing

 

10A ATIVIDADE (EAD – 3oAno)

Ø  Acessem o link e respondam o quiz:

https://wordwall.net/play/3341/136/490


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